Menu rápido: De que se trata o curso | Estágio | Próximas turmas | Requisitos para ingresso | Faça sua pré-matrícula
Dúvidas? Entre em contato
Estruturado legalmente sob a égide das Normas do MEC, e da SEE/RJ a quem coube a autorização da oferta pelo cenib através do Processo/parecer E-03/202587/2012, e atualizado nos termos da Resolução CNE/CEB Nº 06/12, o curso de especialização em Medicina Nuclear está inserido na área de Saúde, no contexto de Imagens diagnósticas e de radio tratamentos oncológicos com o emprego de radiações ionizantes e/ou radionuclídeos para aquisição de imagens e de procedimentos terapêuticos dinâmicos, tornando primordial o desenvolvimento de profissionais com competências específicas dessa área de atividade, como proteção radiológica, manipulação de fontes radioativas não seladas e processamentos digitais de imagens diagnósticas.
A área de Medicina Nuclear foi introduzida no Brasil no início dos anos 60. Mas a modalidade somente começou a ser utilizada em maior escala, a partir dos anos 80, quando havia instalados apenas 20 equipamentos de Medicina Nuclear em todo o Brasil, para a realização de cintilografias do miocárdio, tireoide, e sistemas ósseo, pulmonar, renal e digestório.
No início dos anos 90, esta modalidade apresentou um desenvolvimento tecnológico expressivo. Os sistemas convencionais de Medicina Nuclear foram substituídos por equipamentos com a capacidade de realizar cortes tomográficos (SPECT), com tempo de exames reduzidos e associados a computadores de alta performance (PET CT). A produção de marcadores radioativos no Brasil também cresceu expressivamente, possibilitando a redução de custos operacionais, tornando o país independente da importação desses insumos.
Portanto, este curso se insere no contexto social e do mundo do trabalho na medida que foca o preparo de profissionais técnicos e/ou tecnólogos em radiologia para atender à acumulada e crescente carência desses especialistas no mercado específico e, de outra forma, criar condições para os empregadores cumprirem e fazerem cumprir as Normas do Conselho de Radiologia, que é o Órgão responsável pela fiscalização profissional na área.
PERFIL DE CONCLUSÃO – OBJETIVOS:
A carga horária minima de estágio/visitas é de 150 horas. Preferencialmente concomitantes.
Os campos de desenvolvimento das práticas desta especialidade são formalizados através de convênios assinados entre as duas partes, atendendo às exigências legais do Sistema de Ensino do País e destinam-se exclusivamente aos alunos dos cursos da Escola Técnica Cenib, ou dos seus conveniados que, na sua implementação obedecerão sistematicamente às cláusulas contratuais de cada convênio celebrado.
Veja abaixo algumas das instituições conveniadas e/ou parceiras com o CENIB para a promoção de estágios ( em vigência ou em fase de renovação):
Inscrições:
Para os candidatos certificados cenib e/ou com experiência em Med. Nuclear: de 10 a 29/6/19.
Para os demais alunos (curso integral) 01 a 06/7/19 (caso haja vagas)
DIAS: Sábados integrais intercalados
INICIO / HORÁRIO: Sábados alternados, das 09:00 às 17:00h
DURAÇÃO:
– de 22/06 a 26/10/2019 (para os alunos extensionistas cenib e/ou com experiência em MN)
– de 29/6/19 a 27/6/2020 (curso integral)
COMPLEMENTO: equivalência, trabalhos extraclasse e TCC
INVESTIMENTO:
CERTIFICAÇÃO: Técnico Especialista em Medicina Nuclear
APROVEITAMENTO: Experiências e competências anteriores (comprovação documental)
Obs: comprovação documental legal junto ao requerimento da inscrição.
Vagas limitadas, garantidas com a efetivação das inscrições.
Os valores do curso, incluem seguro e dosímetro obrigatórios para estágio.
Para todos
Para extensionistas cenib e experientes
Através deste formulário você poderá fazer sua pré-matrícula na Escola Técnica CENIB. Entraremos em contato a fim de fornecermos maiores informações sobre o curso escolhido. Informamos ainda que a sua matrícula será confirmada somente após a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrição presencial no curso. Preencha todos os campos abaixo: