Veja mais informações sobre o curso de Especialização em Radioterapia.
De que trata o Curso de Especialização Técnica em Radioterapia
O Curso de Especialização em Radioterapia está estruturado legalmente sob a égide das Normas do MEC e da SEE/RJ a quem coube a autorização da oferta pelo Cenib através do Processo/parecer E-03/202587/
A área de concentração profissional em Radioterapia foi introduzida no Brasil ainda no primeiro quarto do século passado, com a fundação do primeiro centro oncológico da América do Sul em Belo Horizonte, MG. Contudo, a modalidade somente começou a ser utilizada em maior escala, após a segunda guerra mundial, especialmente a partir da década de 1960, quando parte dos serviços foram melhorados com equipamentos atualizados, e o mercado se expandiu gradativamente, mas não o suficiente frente à crescente demanda.
Na década de 1990, houve um desenvolvimento tecnológico expressivo como consequência da incorporação da computação e da informática, quando as obsoletas fontes radioativas começaram a ceder espaços para os modernos, dinâmicos e eficazes aceleradores lineares de partículas. Esse salto de qualidade na escala de atendimento e de eficácia do tratamento trouxe também maior segurança nos processos de trabalho, e mesmo assim, não foi suficiente para a demanda que cresce na razão direta do envelhecimento da população e hábitos de vida inadequados, deixando uma lacuna a ser urgentemente preenchida.
Como fiel dessa balança, o Conselho de Radiologia, responsável pela aplicação das Normas afins e do exercício desses profissionais, ao exercer os seus direitos e dever, pressiona e exige o cumprimento integral da legislação específica.
Este curso, portanto, se insere no contexto social, do mundo do trabalho e juridicamente, na medida que foca o preparo e especialização de profissionais técnicos e/ou tecnólogos em radiologia para atender à acumulada e crescente carência desses especialistas no mercado específico e, de outra forma, criar condições para os empregadores cumprirem e fazerem cumprir as Normas e as exigências do Conselho de Radiologia.
PERFIL DE CONCLUSÃO – OBJETIVOS:
- Especializar pessoas para atuação na área de concentração profissional da Radioterapia
- Preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisição de novos conhecimentos específicos nessa área de radioterapia;
- Possibilitar o desenvolvimento da unidade da federação e garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
- Oportunizar aos profissionais da radiologia que ora atuam na radioterapia sem o devido título de especialista a regulamentarem suas situações perante o Conselho da Classe.
- Disponibilizar, de forma pioneira na região, um curso específico para especializar profissionais da radiologia a ocupar e ajudar a desenvolver essa área de atuação profissional.
- Selecionar e capacitar especialistas nessa área tecnológica com condições de inserção, desenvolvimento e ações coletivas e de auxilia às equipes multiprofissionais da radioterapia.
- Suprir a falta de técnicos/tecnólogos especialistas com mão de obra adequada às atuais exigências de preparo, habilidades e conhecimentos científicos e tecnológicos exigidos pelo mercado.