Cursos de Especialização
-
Especialização Enfermagem do Trabalho
Veja mais informações sobre o curso profissionalizante de Especialização técnica em Enfermagem do Trabalho.
O Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho é oferecido aos alunos que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem. Permitirá ao formado executar as atividades de co-participação com o enfermeiro: No planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção; No desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores; Na elaboração e execução de programas de controle das doenças transmissíveis, não-transmissíveis e da vigilância epidemiológica dos trabalhadores; Na execução dos programas de higiene, segurança do trabalho, de prevenção de acidentes e de doenças profissionais; Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro; Integrar a equipe de saúde do trabalhador; Conhecer técnicas de mobilização de grupos em situações de urgência/emergência -
Curso de Especialização em Medicina Nuclear
Veja mais informações sobre o curso de Especialização em Medicina Nuclear.
DO QUE TRATA O CURSO:
Estruturado legalmente sob a égide das Normas do MEC, e da SEE/RJ a quem coube a autorização da oferta pelo cenib através do Processo/parecer E-03/202587/2012, e atualizado nos termos da Resolução CNE/CEB Nº 06/12, o curso de especialização em Medicina Nuclear está inserido na área de Saúde, no contexto de Imagens diagnósticas e de radiotratamentos oncológicos com o emprego de radiações ionizantes e/ou radionuclideos para aquisição de imagens e de procedimentos terapêuticos dinâmicos, tornando primordial o desenvolvimento de profissionais com competências específicas dessa área de atividade, como proteção radiológica, manipulação de fontes radioativas não seladas e processamentos digitais de imagens diagnósticas.
A área de Medicina Nuclear foi introduzida no Brasil no início dos anos 60. Mas a modalidade somente começou a ser utilizada em maior escala, a partir dos anos 80, quando havia instalados apenas 20 equipamentos de Medicina Nuclear em todo o Brasil, para a realização de cintilografias do miocárdio, tireoide, e sistemas ósseo, pulmonar, renal e digestório.
No início dos anos 90, esta modalidade apresentou um desenvolvimento tecnológico expressivo. Os sistemas convencionais de Medicina Nuclear foram substituídos por equipamentos com a capacidade de realizar cortes tomográficos (SPECT), com tempo de exames reduzidos e associados a computadores de alta performance (PET CT). A produção de marcadores radioativos no Brasil também cresceu expressivamente, possibilitando a redução de custos operacionais, tornando o país independente da importação desses insumos.
Portanto, este curso se insere no contexto social e do mundo do trabalho na medida que foca o preparo de profissionais técnicos e/ou tecnólogos em radiologia para atender à acumulada e crescente carência desses especialistas no mercado específico e, de outra forma, criar condições para os empregadores cumprirem e fazerem cumprir as Normas do Conselho de Radiologia, que é o Órgão responsável pela fiscalização profissional na área.
PERFIL DE CONCLUSÃO - OBJETIVOS:
- Especializar pessoas para atuação na área de concentração profissional da Medicina Nuclear;
- Preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisição de novos conhecimentos específicos nessa área de radiologia;
- Possibilitar o desenvolvimento da unidade da federação e garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
- Oportunizar aos profissionais da radiologia que ora atuam na medicina nuclear sem o devido título de especialista a regulamentarem suas situações perante ao conselho da classe.
- Disponibilizar, de forma pioneira na região, um curso específico para especializar profissionais da radiologia a ocupar e desenvolver essa área de atuação profissional.
- Selecionar e capacitar especialistas nessa área tecnológica com condições de inserção, desenvolvimento e ações coletivas e de auxilia às equipes multiprofissionais desses serviços.
- Suprir a falta de técnicos especialistas com mão de obra adequada às atuais exigências de preparo, habilidades e conhecimentos científicos e tecnológicos exigidos pelo mercado.
-
Curso de Especialização em Radioterapia
Veja mais informações sobre o curso de Especialização em Radioterapia.
De que trata o Curso de Especialização Técnica em Radioterapia
O Curso de Especialização em Radioterapia está estruturado legalmente sob a égide das Normas do MEC e da SEE/RJ a quem coube a autorização da oferta pelo Cenib através do Processo/parecer E-03/202587/2012, e atualizado nos termos da Resolução CNE/CEB Nº 06/12. Está inserido na área de Saúde, no contexto da utilização da radiação ionizante para fins terapêuticos. O profissional técnico de Radioterapia é diretamente responsável pela execução e segurança do tratamento radioterápico, sendo primordial o desenvolvimento de competências específicas como proteção radiológica, confecção de acessórios de imobilização, aquisição e interpretação das imagens de simulação e entrega da dose conforme prescrição médica e planejamento físico. A área de concentração profissional em Radioterapia foi introduzida no Brasil ainda no primeiro quarto do século passado, com a fundação do primeiro centro oncológico da América do Sul em Belo Horizonte, MG. Contudo, a modalidade somente começou a ser utilizada em maior escala, após a segunda guerra mundial, especialmente a partir da década de 1960, quando parte dos serviços foram melhorados com equipamentos atualizados, e o mercado se expandiu gradativamente, mas não o suficiente frente à crescente demanda. Na década de 1990, houve um desenvolvimento tecnológico expressivo como consequência da incorporação da computação e da informática, quando as obsoletas fontes radioativas começaram a ceder espaços para os modernos, dinâmicos e eficazes aceleradores lineares de partículas. Esse salto de qualidade na escala de atendimento e de eficácia do tratamento trouxe também maior segurança nos processos de trabalho, e mesmo assim, não foi suficiente para a demanda que cresce na razão direta do envelhecimento da população e hábitos de vida inadequados, deixando uma lacuna a ser urgentemente preenchida. Como fiel dessa balança, o Conselho de Radiologia, responsável pela aplicação das Normas afins e do exercício desses profissionais, ao exercer os seus direitos e dever, pressiona e exige o cumprimento integral da legislação específica. Este curso, portanto, se insere no contexto social, do mundo do trabalho e juridicamente, na medida que foca o preparo e especialização de profissionais técnicos e/ou tecnólogos em radiologia para atender à acumulada e crescente carência desses especialistas no mercado específico e, de outra forma, criar condições para os empregadores cumprirem e fazerem cumprir as Normas e as exigências do Conselho de Radiologia. PERFIL DE CONCLUSÃO - OBJETIVOS: - Especializar pessoas para atuação na área de concentração profissional da Radioterapia
- Preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisição de novos conhecimentos específicos nessa área de radioterapia;
- Possibilitar o desenvolvimento da unidade da federação e garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
- Oportunizar aos profissionais da radiologia que ora atuam na radioterapia sem o devido título de especialista a regulamentarem suas situações perante o Conselho da Classe.
- Disponibilizar, de forma pioneira na região, um curso específico para especializar profissionais da radiologia a ocupar e ajudar a desenvolver essa área de atuação profissional.
- Selecionar e capacitar especialistas nessa área tecnológica com condições de inserção, desenvolvimento e ações coletivas e de auxilia às equipes multiprofissionais da radioterapia.
- Suprir a falta de técnicos/tecnólogos especialistas com mão de obra adequada às atuais exigências de preparo, habilidades e conhecimentos científicos e tecnológicos exigidos pelo mercado.
-
O Curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar
Veja mais informações sobre o curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar
DO QUE TRATA O CURSO:
O Curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar é um projeto inovador nesse segmento tecnológico da saúde, focado no aprimoramento dos profissionais alvo e no preenchimento de suas carências formacionais voltadas para o desenvolvimento de capacidades e de habilidades contiguas à gestão e/ou administração, que possibilite atuações qualitativa de forma autônoma ou complementar e extensiva no mercado de trabalho da área da saúde. Autorizado pela instância competente através do Processo E-03/202587/2012, pretende oferecer os conhecimentos necessários aos profissionais da área de Saúde que desejem atuar na gestão de organizações hospitalares e serviços deste seguimento.
Avaliando o comportamento das áreas de trabalho na saúde e a dinâmica da ocupação desse mercado, temos verificado que a formação técnica, tecnológica e de graduação dos profissionais de saúde (alvo desse projeto) deixa explicita as suas carências de conhecimentos específicos em gestão que lhes permita expandir suas atuações em gestões de serviços e de empresas, não obstante a aparente necessidade. Isso pode ser constatado na grande procura por cursos de graduação, pós-graduação e MBA dessa área de concentração, mas que o elevado valor limita e reprime uma importante faixa dessa demanda que não dispõe dos recursos necessários para acompanhar essa corrida ao aperfeiçoamento. Considerando a diversidade da dimensão, exigências, poder de aquisição e perspectivas dos extratos desse mercado, apresentamos esse projeto como uma alternativa de baixo investimento para os profissionais interessados para buscarem seus espaços equitativamente nesse mercado, incluindo ai a necessidade de se disponibilizar pessoas qualificadas e direcionadas à composição dessas equipes de trabalho visando maior e melhor produtividade e realizações.
Os profissionais que concluem suas formações técnicas ou graduações na área de saúde encontram dificuldades no tocante a continuidade de suas respectivas capacitações no que diz respeito aos cursos já existentes que tenham como premissas e objetivos, preparar o aluno para desenvolver o seu trabalho que exige conhecimento de Gestão em Serviços em Saúde.
As instituições que oferecem cursos que capacitam tecnicamente o profissional para atuarem em setores específicos, ficando uma lacuna deficitária no que diz respeito à Gestão desses setores. As sondagens aos chefes de serviços e empregadores apontam para, além da carência, a boa aceitação desses profissionais especializados pois, nada mais adequado do que um graduado, tecnólogo ou técnico, para atual na gestão da sua área de formação. Em áreas como a de radiologia e imagem, laboratório, enfermagem, biologia, biomedicina, fisioterapia, etc, ter um especialista compondo a equipe de gestão, com a mesma cultura formacional, desenvolvendo liderança e falando a mesma linguagem aos membros dessas equipes, será uma preciosa ferramenta humana aos empregadores.
O Curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar foi desenvolvido justamente para suprir esta necessidade, atendendo uma demanda reprimida por falta de capacitação em Gestão de Saúde. Certamente vai de encontro aos profissionais de saúde, que sentem falta nos seus currículos, algo que os remeta à necessidade do mercado para inserção e atuação isolada ou em equipes nas gestões de organizações e serviços como: Hospitais, Clinicas medicas, Laboratórios de analise clinicas e diagnósticos por imagens, áreas de especialidades da radioimaginologia, serviços de odontologia, de fisioterapia, veterinários, e afins.
Visando aprimorar e proporcionar os conhecimentos necessários ao gerenciamento de organizações hospitalares, será de estrema relevância, um curso que de acordo com seus objetivos principais, aborde assuntos específicos de Gestão, nos campos tanto de cálculos de materiais e insumos como técnicas de Gestão de Pessoas, observando comportamentos e conflitos que envolvem os setores de serviços de saúde nas organizações, utilizando modelos de gestão que contemplem, inteligência competitiva de mercado e emocional através de metodologias de ensino que busquem preparar o aluno para todos esses desafios durante a execução de sua Gestão de forma eficiente e eficaz.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais da área de saúde que atuam ou querem atuar no seguimento de gestão nos seus respectivos nichos de concentração, com formação técnica e/ou tecnológica e/ou graduação na área da saúde.
OBJETIVO DO CURSO:
Capacitar profissionais para atuarem como Gestores e/ou formarem equipes na área de saúde, proporcionando segurança e conhecimentos necessários para desenvolver um trabalho de Gestão em Saúde de qualidade, exigidos pelas organizações hospitalares e serviços de saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Qualificar pessoas na área de especialização em gestão hospitalar, proporcionando capacidade de gerenciar, auxiliar e/ou compor essas equipes nos setores e serviços de saúde nas organizações;
Ø Preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisição de novos conhecimentos específicos na área de gestão hospitalar;
Ø Possibilitar o desenvolvimento do profissional e garantir o direito ao permanente ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e satisfação social.