Aspectos físicos e técnicos da Radiologia Intervencionista (Parte 2)

Fonte: CANEVARO, L. V.. Aspectos Físicos e Técnicos da Radiologia Intervencionista. Revista Brasileira de Física Médica (Impresso), v. 3, p. 101, 2009.

Resultado de imagem para radiologia intervencionista treinamento

Aspectos importantes para a proteção radiológica em cardiologia intervencionista: necessidade de treinamento

O documento mais recente da ICRP que trata sobre os riscos envolvidos na Radiologia Intervencionista, devido à sua crescente importância em termos da dose coletiva mundial, é a Publicação 852. As doses ocupacionais em procedimentos intervencionistas guiados por fluoroscopia são as mais altas da Radiologia. O documento apresenta diversas patologias da pele e do olho (catarata) diagnos­ticadas em médicos intervencionistas, assim como reco­mendações para evitá-las e otimizar os procedimentos. O uso de equipamentos de proteção é indispensável. O uso de aventais de chumbo pode reduzir a 5% a dose dos profissionais na sala do exame, e devem ser usados por toda a equipe. Blindagens especiais devem ser colocadas entre o paciente e o médico. Para evitar o surgimento de catarata, os médicos devem usar óculos plumbíferos.

Além dos sistemas de proteção, é recomendável o uso de um sistema robusto e adequado de monitoração individu­al do pessoal de Cardiologia Intervencionista. Apenas um do­símetro, colocado por dentro ou fora do avental, nem sem­pre é suficiente para estimar adequadamente a dose efetiva ocupacional, devido à grande heterogeneidade do campo de radiação. Pode ser usado um dosímetro adicional na altura do pescoço, por fora do avental, para estimar a dose na ca­beça (olhos). O NCRP31 recomenda uma combinação linear da leitura destes dois dosímetros para uma melhor estimativa da dose efetiva. No Brasil, a Portaria 45328 determina que o monitor individual deve ser usado por fora do avental, na parte mais exposta do tórax, estimando a dose nas partes não blindadas do corpo. Para fins de comparação com os limites de dose efetiva, seu valor nominal deve ser dividido por 10. Além disto, é recomendado que, caso as mãos rece­bam doses mais do que 10 vezes superiores ao valor medido por este dosímetro, sejam usados dosímetros adicionais de extremidades (anel ou pulseira).

Para garantir as menores doses ocupacionais possí­veis em Cardiologia Intervencionista, é preciso otimizar a dose no paciente: menores doses nos pacientes geram menor quantidade de radiação espalhada. Para isto, é fun­damental que todo o pessoal envolvido nos procedimen­tos tenha grande conhecimento e treinamento, não só na parte médica e técnica dos procedimentos e equipamen­tos, mas também sobre os conceitos de radioproteção. O estabelecimento de sistemas de controle de qualidade e níveis de referência também ajuda muito na manutenção de níveis adequados de proteção aos pacientes e profis­sionais, favorecendo a comparação entre diferentes servi­ços de saúde que executam os mesmos procedimentos. Analisando as causas de valores de doses muito diferen­tes entre si, ou muito maiores do que o nível de referência estabelecido, pode-se determinar qual a melhor maneira de otimizar o processo, tanto em sua fase de planejamen­to quanto de execução.

Os profissionais de Cardiologia Intervencionista preci­sam de sistemas de controle da qualidade que garantam a credibilidade do sistema de segurança e um sistema re­gulador adequado. A legislação de proteção radiológica deve contemplar os profissionais expostos, os pacientes, os equipamentos, as instalações e a capacitação. No Brasil, a Portaria 453/98/MS não diferencia aspectos re­lacionados à prática intervencionista. Internacionalmente, existem diversas recomendações para a proteção radioló­gica de pacientes e trabalhadores de RI.

Revision List

Parcerias e convênios

Política de Bolsas de estudos

Aumentou o número de empresas conveniadas e/ou parceiras do CENIB que incluem benefícios em forma de descontos em todos os cursos para os seus funcionários, dependentes e cônjuges, e também para seus trabalhadores terceirizados. Com as devidas comprovações legais e atualizadas os funcionários e/ou servidores terão até 20% de desconto  (para o curso Técnico em Radiologia), e até 15% para os demais cursos até as datas dos vencimentos promocionais. Veja as instituições abaixo:

Receba o Boletim Informativo

Fale conosco