Notícias

Radiografia (Raios-X Simples)

Posted by:

Fonte: http://www.radiacao-medica.com.br

Apesar do desenvolvimento de tecnologias mais novas, tais como tomografia computadorizada (CT), imagiologia de ultrassom e imagiologia de ressonância magnética (MRI), raios-X de filme simples continuam sendo uma importante ferramenta para o diagnóstico de muitos distúrbios. Em radiografia, um feixe de raios-X, produzido por um gerador de raios-X, e transmitido através de um objeto, por ex., a parte de um corpo a ser examinado. Os raios-X são absorvidos pelo material e passam por ele em diferentes quantidades dependendo da densidade e composição do material. Os raios-X não absorvidos passam através do objeto e são gravados em um filme sensível a raios-X.

Enquanto o osso absorve raios-X particularmente bem, tecidos moles tais como fibra muscular, a qual possui uma densidade mais baixa do que o osso, absorve menos raios-X. Isso resulta em um contraste familiar visto nas imagens de raios-X, com ossos mostrados em áreas mais claras e áreas negras dos tecidos. (Figure 2) 2. Isso faz os raios-X convencionais bastante apropriados para examinar os ossos e tecidos densos como em imagens dentárias e detecção de fraturas ósseas. Outras utilizações da radiografia incluem o estudo de órgãos no abdômen, tais como fígado e bexiga; radiografia de tórax para doenças do pulmão, tais como pneumonia ou câncer de pulmão e mamografia para busca de câncer de mama. A fluoroscopia de raios-X é utilizada para detectar um número de doenças associadas ao estomago e intestino, genitália e trato urinário.

Tradicionalmente, imagens de raios-X médicos são expostos em filmes fotográficos, o qual requer processamento antes que possam ser visualizados. Os sistemas de processamento de filmes tradicionais ocupam muito espaço em hospitais e nos consultórios médicos. Raios-X digitais, que resolvem estes problemas, tornaram-se, portanto cada vez mais populares na radiografia. Similar a uma câmera digital, um detector eletrônico é utilizado ao invés de um filme. Esta “imagem eletrônica” é processada por um computador, permitindo esta ser guardada digitalmente e vista na tela imediatamente sem processamento.

O exame de raios-X fornece imagens rápidas, de alta qualidade e são relativamente baratas. O tempo médio para os exames de filmes simples não leva mais do que 10-15 minutos e não requerem preparação especial do paciente. O operador, geralmente o radiografista (também conhecido como técnico de raios-X), seleciona a quantidade e tipo de raios-X para ser utilizado de acordo com o tamanho do paciente, o tecido ou parte do corpo a ser examinado e a quantidade de contraste da imagem necessário. Por causa do movimento, por exemplo, dos pulmões e diafragma, a imagem pode ficar borrada, por este motivo geralmente é solicitado prender sua respiração durante a exposição. A imagem dos raios-X é estocada em um pedaço de filme que é chamada de radiografia. Estas são interpretadas por um médico especialista treinado, conhecido como radiologista.

A radiação ionizante utilizada na produção das imagens de raios-X é carcinogênica e a exposição contínua a estes raios ao longo do tempo pode causar dano ao corpo e aumentar o risco de câncer. Entretanto, especialistas consideram que os benefícios de um diagnóstico e tratamento precisos compensam o pequeno risco envolvido no exame.

Uma vez que o desenvolvimento embrionário é muito mais sensível aos efeitos da radiação ionizante que nos pacientes adultos, o exame de raios-X de qualquer parte do corpo não é recomendado para mulheres grávidas. Os riscos dos raios-X são maiores para crianças pequenas e bebês em gestação e o médico deve ter isso sempre em mente quando decidir sobre a necessidade de um exame por imagem utilizando raios-X.

Versões para revisão

#1 on 2017-nov-26 dom  11:43+0

0


cursos radiologia rj, Curso radiologia rj, Curso Técnico em Radiologia, Curso de Enfermagem, Curso de Radiologia, Complementação Técnica em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Curso de Auxiliar de Saúde Bucal, Curso de Almoxarifado, Curso de Atendente de Farmácia, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Faturamento Hospitalar, Curso de Recepcionista Hospitalar, Curso de Mamografia e Densitometria Óssea, Curso de Ressonância Magnética, Curso de Tomografia Computadorizada, Eventos científicos