Notícias

Radiografia dental

Posted by:

Fonte: colgate.com.br

http://www.ident.com.ar/images/radiografia-dental-panoramica.jpg

Raios-X, também conhecidos como radiografias, são parte essencial de qualquer tratamento dentário. Eles podem ajudar em diagnósticos, mas podem também ser preventivos, auxiliando o dentista a diagnosticar potenciais problemas de saúde bucal de um paciente antes de se tornarem um grande problema. Uma radiografia é um tipo de energia que passa pelos tecidos mais finos e é absorvido por tecidos mais densos. Dentes e ossos são muito densos, por isso absorvem raios-x, sensibilizando menos o filme radiográfico.

As radiografias são divididas em duas categorias principais, intrabucal e extrabucal. Intrabucal é uma radiografia feita no interior da boca. Uma radiografia extrabucal é feito por fora da boca.

Radiografias intrabucais são o tipo mais comum de radiografia feita em um consultório dentista. Eles oferecem um grau elevado de detalhes do dente, do osso e dos tecidos de suporte da boca. Esses radiografias auxiliam o dentista a:

  • Encontrar cárie
  • Visualizar as raízes do dente
  • Verificar a saúde da área óssea ao redor do dente
  • Determinar se doenças periodontais são uma questão de cuidado bucal
  • Verificar o estado dos dentes em desenvolvimento
  • Prevenir outras doenças

Os benefícios das radiografias são bem conhecidos: eles auxiliam dentistas a diagnosticar problemas comuns, como cárie, doenças periodontais e alguns tipos de infecções. As radiografias permitem ver por dentro do dente e abaixo da gengiva, para avaliar a saúde do osso e os tecidos de suporte que mantém os dentes no lugar.

Há vários tipos de radiografias que um dentista pode utilizar, que dependerá muito do tratamento e das informações que o dentista precisa extrair.

  • Periapical Oferece uma visão do dente inteiro, da coroa ao osso que sustenta o dente.
  • Interproximal Esse tipo de radiografia mostra ao dentista como é a mordida (como se dá a oclusão) e ajuda a determinar se há cárie entre os dentes.
  • Panorâmica Oferece uma visão mais ampla: dos dentes, da mandíbula, seios paranasais e da articulação da mandíbula. É normalmente solicitado quando o paciente necessita realizar um tratamento ortodôntico ou colocar um implante.
  • Oclusal Oferece uma visão clara do assoalho bucal para mostrar a mordida vista de cima. Esse tipo de radiografia mostra como está o desenvolvimento dos dentes das crianças.

Essas radiografias são tiradas no consultório de um dentista ou uma clínica de radiologia. Primeiramente, você receberá um avental pesado de chumbo que você deve vestir para proteger seu corpo da radiação.

O profissional te posicionará para gerar a radiografia. Esse processo é indolor e será repetido até que sejam obtidas imagens de sua boca inteira. O uso de radiografias digitais oferece menos radiação ao paciente, além de ser mais rápido.

Radiografias são muito seguras e expõem você ou seus filhos a uma quantidade mínima de radiação. Quando todas as precauções padrão de segurança são tomadas, os equipamentos atuais de radiografias são capazes de eliminar as radiações desnecessárias e permitem ao dentista focar o feixe de raio-x em uma parte específica da boca. Filmes de alta velocidade permitem ao dentista reduzir a quantidade de radiação que o paciente recebe. Um avental de chumbo protege todo o corpo da radiação.

Versões para revisão

#1 on 2017-nov-13 seg  11:49+0

0


cursos radiologia rj, Curso radiologia rj, Curso Técnico em Radiologia, Curso de Enfermagem, Curso de Radiologia, Complementação Técnica em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Curso de Auxiliar de Saúde Bucal, Curso de Almoxarifado, Curso de Atendente de Farmácia, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Faturamento Hospitalar, Curso de Recepcionista Hospitalar, Curso de Mamografia e Densitometria Óssea, Curso de Ressonância Magnética, Curso de Tomografia Computadorizada, Eventos científicos