Panorama da enfermagem

tecnico_enf

De que trata o curso profissionalizante em Enfermagem:

O ofício da Enfermagem é hoje, de forma organizada, de extrema necessidade social, ocupando largo espectro de áreas de atuação profissional, nos seus três níveis de atuação, quais sejam; o de Auxiliar de Enfermagem, o de Técnico em Enfermagem, e o de Graduação em Enfermagem, além das instâncias da pós-graduação, ocupando assim o merecido espaço de reconhecimento também nos meios acadêmico e trabalhista do nosso País.

No entanto os custos e a duração dos cursos universitários são entendidos (por grande parte da população) como obstáculo no que diz respeito ao ingresso e a permanência no ensino do terceiro grau, sendo assim os cursos de técnicos profissionalizantes aparecem nesse contexto como necessidade social, uma vez que diversificam as demandas profissionais e atendem ao desejo dos jovens e daqueles ainda sem ofício de ingressarem no mercado de trabalho.

Hoje, uma das principais preocupações da população está relacionada aos serviços de assistência à saúde. Esta preocupação tende a aumentar na medida em que os serviços continuam precários e cresce a conscientização da sociedade quanto aos problemas que condicionam e determinam o estado de saúde e doença. Este fator é relevante dentro do contexto social e implicará na necessidade da disponibilização de pessoal habilitado a exercer as variadas funções das profissões de saúde, entre as quais, encontram-se as de técnico de enfermagem.

A implantação do referido curso tem como objetivo, oferecer ao aluno, principalmente os que estão entrando no mercado de trabalho, condições de competitividade e boas perspectivas de emprego, assim como uma melhor formação dos futuros profissionais da área, para que exerçam, com segurança e eficácia, as suas atribuições profissionais.
Do mesmo modo, há no mercado de trabalho da Enfermagem um considerável quantitativo de profissionais que, por razões diversas e quase sempre alheias às suas vontades, estão desatualizados e reféns de práticas e ações repetitivas que o conhecimento científico e tecnológico há muito tornaram obsoletos.

A própria legislação educacional e as orientações do Conselho de Enfermagem apontam para a imperiosa necessidade desses profissionais complementarem ou continuarem seus estudos e se reinserirem na dinâmica de um mercado de trabalho atualizado e mais valorizado. Cabe às instituições de educação profissional promoverem as condições para esse acesso, considerando a legislação vigente e as condições socioeconômicas dessa clientela. É o que fazemos há alguns anos, e com alto índice de empregabilidade e de inserção dos nossos egresso no mundo do trabalho.

Justifica-se, também, pelo objetivo de levar ao educando uma formação profissional diferenciada, através de uma linguagem coerente, sem omissão de qualquer informação, cumprindo o programa básico, da proposta pedagógica, elaborada para o curso.

Propõe-se ainda levar o educando a sentir-se motivado para o aprendizado da formação profissional, através de uma linguagem acessível, seqüencial e que permita no futuro desempenhar suas tarefas com precisão e segurança;

Familiarizar o aluno com os termos técnicos fornecendo exemplos e exercícios que estimule a aprendizagem, mostrando como a teoria funciona na prática, bem como proporcionar ao aluno experiências que lhe permitam conhecer as técnicas de enfermagem.

Quanto à situação social e econômica da região onde situa-se o curso, verifica-se um grande grau de desenvolvimento econômico, fazendo com que novas oportunidades de trabalho surgidas com o crescimento do comércio, serviços, indústrias e grandes empresas, que trazem melhores condições de vida e novos empregos para os alunos que concluírem o curso técnico de enfermagem.A Escola Técnica CENIB, ao postular a implantação do curso de Habilitação Técnica em Enfermagem, tem ainda por este objetivo:

  • Oferecer habilitação técnica que proporcione ao concluinte, oportunidades de emprego e/ou as condições de maturidade e de conhecimentos técnico-científicos, administrativos e gerenciais que o capacite, também, à geração de renda e à inserção no mercado como profissional autônomo nessa área.
  • Adequar a oferta do curso técnico em enfermagem às exigências de toda a comunidade e do mercado de trabalho promissor que se apresenta.
  • Atender à demanda da região, qualificando o aluno para exercício das funções de técnico em enfermagem, suprindo a carência de bons profissionais.
  • Colaborar com os novos padrões de desenvolvimento na área da saúde da Região onde situa-se o curso, no que se refere a mão de obra qualificada e adequada, dinamicamente, ao perfil e às necessidades sociais.
Revision List

Parcerias e convênios

Política de Bolsas de estudos

Aumentou o número de empresas conveniadas e/ou parceiras do CENIB que incluem benefícios em forma de descontos em todos os cursos para os seus funcionários, dependentes e cônjuges, e também para seus trabalhadores terceirizados. Com as devidas comprovações legais e atualizadas os funcionários e/ou servidores terão até 20% de descontos até as datas dos vencimentos promocionais. Veja as instituições abaixo:

Receba o Boletim Informativo

Fale conosco