Notícias

Densitometria Óssea

Posted by:

Fonte telemedicina Morsch

A Densitometria Óssea é um exame capaz de identificar a osteoporose já em estágios iniciais antes mesmo de aparecer no raio x. Vale ressaltar que o estágio inicial de perda óssea se chama osteopenia e quando está mais avançado é chamado de osteoporose.

A osteoporose é uma doença sistêmica que se manifesta, majoritariamente, em mulheres acima dos 40 anos (ou no período da menopausa). Ocorre quando o organismo pouco a pouco deixa de produzir material ósseo suficiente e, como o próprio nome indica, os ossos tornam-se porosos.

À medida que ficam mais fracos e fragilizados, os ossos estão mais susceptíveis a sofrer fraturas e, uma simples queda em casa, que não seria nada muito grave, pode se tornar motivo de preocupação.

Ao falar sobre exames baseados em diagnóstico por imagem, tudo começa com o raio-X, que é o mais simples de todos, por oferecer uma imagem em que todas as camadas do corpo estão sobrepostas, dificultando a visualização do médico (no entanto, dependendo do caso, especialmente os mais simples, ele ainda é indicado).

Quando observamos a presença de osteoporose no Raio X, indica que já houve perda de pelo menos 30% da massa óssea. Nesse cenário, não existe medicação milagrosa que reverta o quadro, o médico indica tratamento para parar a doença.

O aparelho utilizado para a densitometria óssea é extremamente moderno, por isso, o exame é rápido e não provoca dores ou desconforto para o paciente. Ele se vale de uma técnica chamada de DXA e concentra-se nas zonas que podem sofrer fraturas com maior facilidade:

  • Coluna lombar,
  • Região ao redor do fêmur
  • Terço distal do rádio

Outra vantagem é que durante esse exame, o paciente fica exposto a uma quantidade muito pequena de radiação, menor que de um raio-X simples.

Um técnico em radiografia pode fazer o exame, mas o diagnóstico deve ser dado por um médico especializado. Na falta desse profissional (ou quando ele não está disponível na clínica em tempo integral), a telemedicina torna-se uma aliada do exame, ao viabilizar a elaboração de laudos médicos à distância!

Isso significa que, depois que o paciente faz a densitometria, o resultado pode ser enviado pela internet a uma plataforma de telemedicina, como a telemedicinamrosch onde um médico especialista acessa o exame de qualquer lugar, interpretar e fornece o laudo em minutos.

A tecnologia permite a facilidade de acabar com as noções de distância para inaugurar um mundo onde todos estão conectados. E por que não utilizar isso a favor da saúde e da qualidade de vida?

Versões para revisão

#1 on 2017-nov-07 ter  11:46+0

0


cursos radiologia rj, Curso radiologia rj, Curso Técnico em Radiologia, Curso de Enfermagem, Curso de Radiologia, Complementação Técnica em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Curso de Auxiliar de Saúde Bucal, Curso de Almoxarifado, Curso de Atendente de Farmácia, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Faturamento Hospitalar, Curso de Recepcionista Hospitalar, Curso de Mamografia e Densitometria Óssea, Curso de Ressonância Magnética, Curso de Tomografia Computadorizada, Eventos científicos