Diferencial da Escola Técnica Cenib

Cuidados importantes para boa escolha do seu curso técnico

Information

Informações que você não pode esquecer:

Que para o funcionamento, é obrigatório que todo curso ou escola técnica seja reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), através de Parecer autorizativo, sendo obrigatória a exposição desse documento ao público, especialmente aos interessados, antes da matrícula.Também que o número do Parecer conste em toda e qualquer divulgação, inclusive na recepção da Escola em local público e visível.

Cada filial de curso e cada unidade escolar deve ter o seu próprio Parecer Autorizativo do CEE, órgão da Secretaria Estadual de Educação (SEE-RJ), devendo constar na publicação em Diário Oficial do Estado (DOERJ) de cada Parecer, o nome e o endereço correspondente da unidade educacional.

Para dirimir dúvidas a esse respeito, orientamos aos interessados, antes de procederem suas matrículas, solicitar informações diretamente ao CEE/SEE do seu estado.No caso do Rio de Janeiro, acesse: http://www.cee.rj.gov.br/ .

No Rio de Janeiro existem as instâncias regionais do CEE, conhecidas como Coordenadorias Regionais, responsáveis pelo acompanhamento, orientações e fiscalizações das Escolas e cursos situadas nas suas respectivas áreas. Seus telefones podem ser obtidos através do site do CEE .

Toda instituição de ensino profissionalizante deve contar com os convênios necessários para garantir o estágio para todos os alunos. O estágio deve ser procedido durante e paralelamente ao período do curso (LBD – Lei 9394/96).

A portaria ANVISA 453/98 determina a obrigatoriedade do monitoramento individual de todos que exerçam atividades em áreas radioinsalubres.

É de responsabilidade da instituição de ensino profissionalizante providenciar e fornecer, sem ônus para os alunos: o seguro obrigatório para estágio (Lei 11.788/08), e o monitor dosimétrico individual – dosímetro (Resolução CONTER nº10/06) no caso da radiologia.

Ainda no caso de estágio em radiologia o Artigo nº46 do Decreto nº29.155/51 determina a obrigatoriedade do exame hematológico para todos que exerçam atividades em áreas radioinsalubres. Por analogia do que orienta a Lei 11.788/08, no que se refere  a desoneração do aluno, o entendimento jurídico do CENIB é que a instituição de ensino deve assumir também as despesas com o hemograma dos seus estagiários.

DICAS SIMPLES E IMPORTANTES:

  • Não se impressione com apelos visuais, tamanho, cores e fotos dos anúncios. Seja mais criterioso (a) nesses casos.
  • Tome cuidado com frases de efeito que possam induzir o leigo a tomar decisões rápidas. Não se precipite, avalie outras ofertas e tome a decisão mais tarde e com segurança.
  • Desconfie das facilidades, vantagens, rapidez, “jeitinhos”, informalidades e promessas de retornos garantidos e vultuosos. Converse com um profissional da área.
  • Lembre-se de que a propaganda é livre e cada entidade divulga como quer para melhor atrair clientes.
  • É fácil concluir que o anunciante que está em situação legal utiliza essa condição como valiosa propaganda (veja o caso dos números dos Pareceres CEE, endereço completo, site, CNPJ, entidades conveniadas para estágio dos alunos, etc).
  • Enfim, valerá sempre a pena uma visita aos locais, checando documentos e estrutura, laboratórios e uma conversa direta com os funcionários, alunos e ex-alunos. Afinal, em caso de erro na escolha, não é nas suas finanças que estará o maior prejuízo, mas sim no seu tempo, seus projetos, cidadania e dignidade.

O Cenib se orgulha de jamais ter iniciado uma turma sem ter garantido o estágio para seus alunos.

Mais vantagens que só o aluno CENIB tem:

  • Laboratórios de Enfermagem e Radiologia com equipamentos simuladores, esqueleto, bonecos e peças anatômicas.
  • Aulas em quadro branco (pincel atômico), retroprojetor, slides, TV, Vídeo, DVD, data-show.
  • Os melhores Professores do ramo.
  • Lan Hause, gratuita, exclusiva para os alunos.
  • Estágio grátis, garantido em ampla rede pública e privada.
  • Aulas de Reforço, Seguro, Dosímetro e Hemograma gratuitos.
  • Localização privilegiada, segura e de fácil acesso.
  • Matriz curricular atualizada e dinâmica, sintonizada com as tendências do mercado de trabalho.
  • Biblioteca e Videoteca com rico e variado acervo.
  • Alunos com perfil profissional de conclusão reconhecido e respeitado pelo mercado de trabalho.
  • Auditório próprio.
  • Salas amplas, climatizadas, confortáveis e equipadas com Datashow e Internet.

Você pode nos conhecer melhor e saber porque estudar no CENIB é “escolher a segurança e a qualidade do melhor” .

Conheça ainda mais o Cenib

cursos radiologia rj, Curso radiologia rj, Curso Técnico em Radiologia, Curso de Enfermagem, Curso de Radiologia, Complementação Técnica em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Curso de Auxiliar de Saúde Bucal, Curso de Almoxarifado, Curso de Atendente de Farmácia, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Faturamento Hospitalar, Curso de Recepcionista Hospitalar, Curso de Mamografia e Densitometria Óssea, Curso de Ressonância Magnética, Curso de Tomografia Computadorizada, Eventos científicos